Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


O Que é Um Medicamento Sem Receita?

Imagem de Medicamentos

Imagem de Medicamentos

Existem dois tipos de analgésicos, os medicamentos não estupefacientes também denominados narcóticos, que podem ser adquiridos sem receita, como é o caso do paracetamol e da aspirina. Existem formas mais potentes que podem ser receitadas por um médico, o piroxicam e o ibuprofeno. Estes analgésicos moderados são úteis no combate às cefaleias, ao artritismo e às dores ósseas e musculares. Estes medicamentos aliviam as inflamações, à exceção do paracetamol. Os estupefacientes são o segundo tipo de analgésicos, estes medicamentos são potentes, devem todos ser administrados somente com receita médica, sem exceção. Alguns destes medicamentos são a codeína, o propoxifeno, petidina, e a morfina. Estes medicamentos são usados na maioria como analgésicos pós-operatórios. Este tipo de medicamentos provoca dependência, e não têm propriedades anti-inflamatórias ou antipiréticas.

Uma pequena parcela dos medicamentos usados não está dependente da apresentação de prescrição médica.

Os medicamentos de venda livre não incluem todos os medicamentos sem receita, pois um medicamento sem receita precisa de uma forma de ser aprovado vinda do fabricante ou entidade externa. Isto quer dizer que há uma diferença entre medicamentos de venda livre e medicamentos sem receita.

Em muitas situações, os medicamentos sem receita têm como destino o alívio de sintomas fracos ou de desconforto, provenientes de doenças leves ou indisposições como a congestão nasal, tosse, queimaduras solares, dores de cabeça, etc

De forma a fazer o melhor uso dos medicamentos sem receita, é necessário ler cuidadosamente os folhetos que estão dentro das embalagens, e executar as instruções fornecidas. Em caso de dúvidas, pode sempre consultar um farmacêutico, que é um profissional qualificado e que pode responder a todas as suas dúvidas.

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: medicamento, medicamento sem receita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.