Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Intestino

O intestino é um tubo contínuo bastante extenso que faz a união entre o estômago e o ânus.

É nos intestinos que se dá praticamente toda a absorção de nutrientes e de água por parte do organismo. No corpo humano existem dois intestinos: o intestino delgado e o intestino grosso.

Com cerca de vinte metros de comprimento e uma polegada de diâmetro, a função do intestino delgado é absorver a grande maioria dos alimentos, sólidos e líquidos, que ingerimos. As suas paredes são formadas por um tecido de toque aveludado. O intestino delgado encontra-se dividido em íleo, jejuno e duodeno.

O intestino é um tubo contínuo bastante extenso que faz a união entre o estômago e o ânus. È nos intestinos que se dá praticamente toda a absorção de nutrientes e de água por parte do organismo (Autor: Indolences)

O intestino é um tubo contínuo bastante extenso que faz a união entre o estômago e o ânus. È nos intestinos que se dá praticamente toda a absorção de nutrientes e de água por parte do organismo (Autor: Indolences)

O intestino grosso, ou cólon tem cerca de cinco metros de comprimento e três centímetros de diâmetro. A principal função do intestino grosso é absorver a água proveniente dos resíduos, criando fezes. Quando as fezes entram no reto, os nervos aí existentes enviam ao cérebro a informação de que existe a necessidade de defecar.

São várias as doenças, ou condições, associadas aos intestinos, entre as quais a enterite, o cancro do intestino delgado, a doença celíaca, o tumor carcinóide, a colite, a obstrução intestinal, a diverticulite, a diverticulose, a hemorragia do colón, a doença de Crohn, a doença inflamatória intestinal, a diarreia, a colite ulcerosa, a salmonelose, a shigelose, a diarreia do viajante, os pólipos do cólon, o cancro retal, o cancro do cólon, a síndrome do intestino irritável, a prisão de ventre, a intussuscepção e o prolapso retal.

Apesar de algumas doenças nos intestinos não terem grande gravidade, existem também diversas que podem ser consideradas graves, podendo resultar em risco de vida. Os sintomas relacionados com as doenças dos intestinos podem ser variados, sendo que muitas das doenças apenas podem ser confirmadas através da realização de um exame médico que pode ser um pouco doloroso chamado de endoscopia.

Avalia este conteúdo
2.875/5 (2 votos)
Etiquetas: ânus, estômago, intestino, intestino delgado, intestinos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.