Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Estômago

O organismo humano é constituído por diversos sistemas que todos em conjunto permitem o bom funcionamento do mesmo e asseguram a sua sobrevivência. O sistema digestivo é um dos referidos sistemas e dele fazem parte diversos órgãos como é o caso do estômago.

O estômago encontra-se por baixo do diafragma exatamente entre o esófago e o duodeno e na parte esquerda do abdómen. Nos homens, este órgão é uma espécie de bolsa e a ele chegam os alimentos já transformados em bolo alimentar. É aí que vão ser digeridos e enviados para o intestino para que possam ser absorvidos os nutrientes.

O estômago encontra-se por baixo do diafragma exatamente entre o esófago e o duodeno e na parte esquerda do abdómen (Autor: Imagem em domínio público)

O estômago encontra-se por baixo do diafragma exatamente entre o esófago e o duodeno e na parte esquerda do abdómen (Autor: Imagem em domínio público)

Este órgão apresenta-se com uma comunicação superior com o esófago à qual se dá o nome de cárdia mostrando uma outra, mas inferior, com o intestino delgado e que é conhecida pelo nome de piloro.

Ao falarmos das partes que compõem o estômago não podemos deixar de referir que existem duas possibilidades: uma cirúrgica e uma anatómica. Na primeira, o estômago é dividido em nove partes sendo elas as seguintes: cárdia, corpo, fundo, antro, piloro, curvatura maior e curvatura menor e por fim a curvatura anterior e a curvatura posterior. Quanto à anatómica o estômago é dividido na porção vertical de nome mais comum trituradora e na porção horizontal apelidada de evacuadora.

Quando se fala deste tão importante órgão digestivo não podemos deixar de mencionar as glândulas gástricas responsáveis pela produção do suco gástrico. Este, junta-se aos alimentos através dos movimentos peristálticos transformando o bolo alimentar em quimo. É nesta altura que se dá a digestão das proteínas e a mesma acontece porque o suco gástrico é detentor de variadas enzimas responsáveis por tal ocorrência gástrica.

Existem muitas doenças associadas ao estômago mais ao menos graves e que podem exigir ou não a intervenção cirúrgica. A gastrectomia refere-se à extração cirúrgica do estômago, a colocação de tubos pelo abdómen chama-se gastrostomia e a sua modificação é conhecida pelo nome de gastroplastia.

Avalia este conteúdo
3.125/5 (2 votos)
Etiquetas: bolo alimentar, diafragma, esófago, estômago, função do estômago, glândulas gástricas, intestino delgado, piloro, produção de suco, quimo, sistema digestivo, suco gástrico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.