Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Vacina Contra o Cancro Colorrectal Mais Próxima

  • Português

Foi realizado um ensaio clínico com uma nova vacina concebida para o cancro colorrectal, em que foram observados resultados bastante promissores, sem se verificarem efeitos secundários graves.

Este ensaio clínico (fase I) tinha como objectivo estabelecer a segurança do uso da vacina e a eficácia na activação das células do sistema imunitário.

Realizado nos EUA, o ensaio contou com 10 voluntários com cancro do cólon em estadios 1 e 2. Os pacientes foram submetidos à realização de análises clínicas ao sangue 30, 90 e 180 dias após a administração da vacina.

Os resultados das análises revelaram que existe uma activação de linfócitos T, podendo estas células identificar e destruir as células cancerígenas.

No caso dos tumores colorrectais, existe uma molécula conhecida como GUCY2C, que constitui um marcador neste tipo de tumores e que ajuda as células cancerígenas a destacarem-se das células saudáveis.

Com estes dados, os investigadores juntaram esta molécula com outra que faz aumentar a reacção imunitária no sentido de conduzir à morte das células cancerígenas.

De acordo com Karen Knudsen, da Universidade de Thomas Jefferson, este estudo “demonstra que poderá ser possível direccionar de forma segura o sistema imunitário do próprio paciente contra aquele tipo de cancro.”

Vacina Contra o Cancro Colorrectal Mais Próxima

Fonte: In "www.alert-online.com"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: cancro colorrectal, gucy2c, karen knudsen, sistema imunitário, universidade de thomas jefferson, vacina

Leave a Reply

Your email address will not be published.