Uma Sessão De Exercício Físico Pode Aumentar o Metabolismo Durante Dias

  • Português

Um estudo em ratinhos foi realizado por investigadores da Universidade do Texas Southwestern, Estados Unidos, tendo como objectivo adquirir mais dados sobre o papel desempenhado pelo cérebro na manutenção da forma física. Para, no futuro, ser possível orientar tratamentos que melhorem o metabolismo.

Foram avaliados os efeitos da prática de exercício físico a curto e a longo prazo sobre dois tipos de neurónios que fazem parte do circuito cerebral da melanocortina, que existe tanto em ratinhos como em humanos.

Um tipo de neurónios (POMC) está associado a uma diminuição do apetite, níveis baixos de glicose sanguínea e a um gasto mais elevado de energia; o outro tipo (NPY/AgRP) influencia o aumento do apetite e abranda o metabolismo.

No estudo, constatou-se que apenas uma sessão de exercício físico conduz a um aumento da actividade dos neurónios POMC e inibe os neurónios NPY/AgRP até um período de dois dias.

Kevin Williams, neurocientista, afirma que “não é necessário praticar muito exercício para alterar a actividade destes neurónios; com base nos nossos resultados, poderíamos prever que sair e exercitar, mesmo que seja uma vez, de forma um pouco intensa, poderá colher benefícios que podem durar vários dias, com respeito ao metabolismo em particular”.

Uma Sessão De Exercício Físico Pode Aumentar o Metabolismo Durante Dias

Fonte: In "alert-online.com"

Etiquetas: aumentar o metabolismo, metabolismo

Leave a Reply

Your email address will not be published.