Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Um em Cada Cinco Fumadores Não Sabe que o Tabaco Causa Cancro

  • Português

Segundo o director do Departamento de Prevenção de Doenças Não Infecciosas da Organização Mundial de Saúde (OMS), Vinayak Prasad, das oito milhões de mortes anualmente relacionadas com o tabagismo, até 3,3 milhões são causadas por infecções ligadas ao sistema pulmonar.

Prasad recordou que “em 2017, 1,5 milhões de fumadores e pessoas expostas ao fumo do tabaco morreram de doenças respiratórias crónicas, 1,2 milhões de cancro da traqueia, dos brônquios e pulmões e 600.000 devido a tuberculose e infecções do sistema respiratório.”

Apesar de todas as campanhas de alerta da OMS, um em cada cinco fumadores no mundo desconhece que fumar pode causar cancro do pulmão.

Este ano, a OMS pretende renovar o apelo para que os países reforcem a luta contra o tabagismo, adoptando medidas como o aumento dos impostos sobre o tabaco, que se apresentou como uma boa medida para reduzir a procura.

“Cerca de 80% dos 1.100 milhões de fumadores no mundo vivem em países de salários médios e baixos, logo o impacto do tabaco no sistema de saúde público é maior”, acrescenta Prasad.

Um estudo realizado por uma equipa do Hospital do Mar, revelou ainda que o sistema cardiovascular é sensível aos efeitos tóxicos do tabaco em idades precoces.

Um em Cada Cinco Fumadores Não Sabe que o Tabaco Causa Cancro

Fonte: In "www.sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)

Leave a Reply

Your email address will not be published.