Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Triclosan na Pasta de Dentes Prejudica Acção dos Antibióticos

  • Português

O triclosan é um composto químico que está presente em diversos produtos tais como pasta de dentes, cosméticos, brinquedos de bebé, roupa e até cartões de multibanco.

Supostamente esta substância exerce efeitos antibacterianos. Contudo, um novo estudo demonstrou que este composto pode fortalecer as bactérias e torna-las resistentes a antibióticos comuns.

Para este estudo, investigadores da Universidade de Washington, EUA, procuraram avaliar o efeito do triclosan sobre a capacidade de o organismo responder ao tratamento de infecções urinárias com antibioterapia.

Grupos de células bacterianas foram tratados com antibióticos bactericidas e foi observada a capacidade de sobrevivência das mesmas. Num dos grupos, as bactérias foram previamente expostas a triclosan e no outro grupo não.

Constatou-se que o triclosan fez aumentar o número de células bacterianas sobreviventes. De facto, de acordo com a equipa, “em vez de ser apenas uma num milhão de bactérias a sobreviver, uma em 10 tinha sobrevivido 20 horas mais tarde.”

Os investigadores concluíram ainda que o efeito protector do triclosan sobre as bactérias expostas a fármacos antibacterianos verificou-se com vários antibióticos, que são considerados únicos na forma como eliminam bactérias, tendo ficado estes antibióticos menos eficazes.

Triclosan na Pasta de Dentes Prejudica Acção dos Antibióticos

Fonte: In "alert-online.com"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: antibióticos, brinquedos bebé, cartões multibanco, cosméticos, pasta dentes, roupa, triclosan

Leave a Reply

Your email address will not be published.