Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Tratar Cáries e Restaurar Dentes Pode Ter os Dias Contados

  • Português

Universidades da China e dos Estados Unidos revelaram os resultados de um ensaio clínico que teve como objectivo avaliar a tolerância e segurança da implantação autóloga de células estaminais em doentes que possuem necrose da polpa dentária após trauma.

As células estaminais mesenquimais (MSCs, do inglês “Mesenchymal Stem Cells”) caracterizam-se por serem células multipotentes que se podem diferenciar em diversos tipos celulares. Exibem ainda uma elevada capacidade proliferativa e possuem capacidade regenerativa de tecidos.

Neste estudo foram incluídos 40 indivíduos com idades entre os 7 e os 12 anos. O grupo controlo era formado por dez jovens a quem foi efectuado o procedimento normal e aos restantes foram implantadas MSCs de origem dentária dos próprios.

Ao fim de 24 meses constatou-se a regeneração progressiva do tecido da polpa dentária nos doentes tratados com MSCs, situação que não se verificou nos doentes tratados com o protocolo “standard”.

Este método pode vir a ser alargado a outras patologias dentárias, como são exemplo as cáries que afectam cerca de 90% da população.

“Contudo, serão necessários mais estudos para aferir a total segurança e eficácia desta abordagem terapêutica”, afirma Carla Cardoso, investigadora do Departamento de Investigação e Desenvolvimento da Crioestaminal.

Tratar Cáries e Restaurar Dentes Pode Ter os Dias Contados

Fonte: In "sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: restaurar dentes, tratar cáries

Leave a Reply

Your email address will not be published.