Terapia Hormonal Poderá Combater Osteoartrite no Joelho na Pós-Menopausa

  • Português

A osteoartrite é a doença músculo-esquelética mais comum nos idosos, afectando maioritariamente o sexo feminino após a menopausa. Esta doença traduz-se em dores fortes e incapacidade física neste grupo populacional.

Os tratamentos mais comummente utilizados para a osteoartrite no joelho consistem no uso de fármacos anti-inflamatórios não esteróides e cirurgia. No entanto, ambos os tratamentos podem causar complicações gastrointestinais e cirúrgicas, respectivamente.

Um estudo desenvolvido na Coreia do Sul que contou com dados de 4.766 mulheres em pós-menopausa, demonstrou que a incidência de osteoartrite no joelho era significativamente menor em mulheres que utilizaram terapia hormonal do que nas que não tinham usado esta terapia.

Em concentrações elevadas, o estrogénio apresenta um efeito anti-inflamatório. Por este facto, tem-se sugerido que as alterações hormonais nas mulheres, nomeadamente a redução dos níveis de estrogénio, poderão conduzir a uma maior incidência de osteoartrite após a menopausa. Deste modo, a terapia hormonal de substituição parece reduzir a dor crónica e as alterações histológicas na cartilagem características da ostoartrite.

A directora da Sociedade Norte-Americana da Menopausa, JoAnn Pinkerton, afirma que “este estudo sugere que o estrogénio tomado na menopausa pode inibir a danificação na cartilagem e reduzir a deterioração no joelho observada nos raios-X.”

Terapia Hormonal Poderá Combater Osteoartrite no Joelho na Pós-Menopausa

Fonte: In "alert-online.com"

Etiquetas: joelho, osteoartrite, terapia hormonal

Leave a Reply

Your email address will not be published.