Ter Uma Má Higiene Dentária Aumenta Risco De Hipertensão

  • Português

A Associação Americana do Coração (AHA) apresentou um estudo onde se conclui que o risco de hipertensão está associado a uma má saúde e higiene dentárias. Segundo esta associação, mais de 40% da população com idade superior a 25 anos sofre de tensão arterial elevada.

Foram analisados mais de 3600 exames dentários de indivíduos com hipertensão e verificou-se que as pessoas com doenças nas gengivas têm menor probabilidade de possuírem uma tensão arterial normal, na ordem dos 20%. Deste modo, os investigadores aconselham todas as pessoas com hipertensão a avaliar mais frequentemente a sua saúde dentária e caso haja irregularidades, tomarem medidas atempadamente.

Os doentes que apresentavam um agravamento de gengivites (periodontite severa) apresentavam simultaneamente um pressão sistólica (pressão do sangue contra as paredes arteriais) mais alta, em média 3mmHg, que os indivíduos com uma sáude dental favorável.

Há que ter atenção a sinais que podem indicar problemas periodontais, tais como gengivas avermelhadas e inflamadas e sangramento das mesmas.

“Os médicos deveriam prestar muita atenção à saúde oral dos pacientes, particularmente daqueles que recebem tratamento para a hipertensão, e pedimos a todos aqueles com sinais de doença periodontal para que procurem cuidados dentários”, frisa Davide Pietropaoli, autor do estudo.

Ter Uma Má Higiene Dentária Aumenta Risco De Hipertensão

Fonte: In "sapo.pt"

Etiquetas: higiene, higiene dentária, hipertensão

Leave a Reply

Your email address will not be published.