Tai Chi Reduz Significativamente Sintomas de Depressão

Um programa de 12 semanas sobre a instrução e prática desta arte marcial chinesa, o tai chi, levou à redução significativa de sintomas de depressão em chineses que não estavam a receber qualquer outro tipo de tratamento. Um estudo piloto levado a cargo pelos investigadores do Hospital Geral de Massachusetts e publicado no Journal of Clinical Psychiatry convidou a participação de membros da comunidade chinesa com sintomas de depressão a participar neste estudo. Até agora o tai chi tem sido reconhecido apenas como um suplemento aos métodos tradicionais de cura para a depressão.

Os participantes deste estudo foram escolhidos segundo um grupo selectivo de critérios e várias entrevistas, como por exemplo, os participantes não podiam ter tido qualquer tipo de tentativa de cura com métodos tradicionais como os anti-depressivos ou outros planos de exercício físico.

Os participantes foram colocados aleatoriamente em três grupos, um que recebeu o tratamento com tai chi, um grupo de controlo activo que recebeu formação em relação ao stress, saúde mental e depressão, e finalmente um grupo de controlo passivo, que simplesmente era consultado semanalmente em relação à progressão dos seus sintomas de depressão.

Dos 50 participantes que conseguiram concluir este programa piloto de 12 semanas, 17 estavam no grupo que praticou tai chi. A conclusão obtida foi que o grupo que praticou tai chi demonstrou melhorias significativas nos sintomas de depressão face aos outros dois grupos. 24 semanas mais tarde o grupo que praticou tai chi foi analisado novamente e as melhorias dos seus sintomas continuou provando a sustentabilidade da prática do tai chi.

São programas piloto como este que levam à aceitação do tai chi como um método alternativo bastante viável no tratamento de depressões, uma vez que para o homem é culturalmente e socialmente condicionado a não procurar tratamento para este tipo de condições como a depressão.

Tai Chi Reduz Significativamente Sintomas de Depressão

Fonte: Science Daily

Etiquetas: fazer tai chi, o que é o tai chi, tai chi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.