Retinopatia Diabética É Evitável Mas Causa Três Mil Casos De Cegueira Por Ano

De acordo com os dados do Programa Nacional para a Saúde da Visão, cerca de um milhão de portugueses têm diabetes. Uma das principais complicações desta doença é a retinopatia diabética, patologia que, em Portugal, é causa de cerca de três mil casos de cegueira irreversível, mas que pode ser evitada. Os dados existentes apontam que cerca de 90% dos diabéticos tipo I e 50% dos diabéticos tipo II apresentam lesões a nível da retina ao fim de um par de décadas.

António Melo, médico oftalmologista explica que “os níveis elevados de glicose no sangue, mesmo que estes não produzam sintomas ou motivem a atenção dos doentes, deixam a sua marca, através de lesões nos tecidos, entre os quais os oculares, que também são afectados”.

Uma vez que a retinopatia é uma doença que pode ser indetectável e silenciosa ao longo de muito tempo, é muito importante que as consultas com o oftalmologista sejam regulares e, deste modo, tornam-se decisivas na progressão da doença. Se o diagnóstico for feito atempadamente, podem ser evitadas terapêuticas mais agressivas.

Os especialistas recomendam vivamente as consultas, “até porque é impossível dissociar o sucesso do tratamento, que inclui evitar a cegueira, ao diagnóstico precoce”.

Retinopatia Diabética É Evitável Mas Causa Três Mil Casos De Cegueira Por Ano

Fonte: In "sapo.pt"

Etiquetas: retinopatia diabética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.