Português Premiado Por Descobertas Sobre O Papel Do Sistema Nervoso E Imunitário Na Protecção Contra Infecções

Pela primeira vez um investigador português conquistou o prémio “Allen Distinguished Investigator “ no valor de 1,5 milhóes de dólares (1,3 milhões de euros). Este prémio foi criado pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen, e foi atribuído ao investigador Henrique Veiga-Fernandes, do Laboratório de Imunofisiologia do Centro Champalimaud.
Este prémio, que é atribuído anualmente, tem como objectivo financiar pesquisas de “excepcional criatividade e impacto potencial”, evidenciando ideias e projectos que tenham um impacto modificador em biomedicina.
O trabalho apresentado por Veiga-Fernandes assenta sobre a forma como os sistemas nervoso e imunitário interagem para proteger o corpo humano das infecções. “Trata-se de regiões especializadas onde os neurónios e células imunitárias se juntam e comunicam de forma a influenciar a maneira como o organismo responde a ameaças exteriores tais como vírus e bactérias”, explica o investigador.
O projecto financiado terá um período de três anos, em que os cientistas irão desenvolver marcadores fluorescentes específicos e observar quais são os neurónios que interagem com certo tipo de células imunitárias e, assim, permitir medir este processo de interacção e comunicação celular. “Estas técnicas deverão fornecer novas pistas sobre a forma como os neurónios influenciam directamente o sistema imunitário”, esperam os investigadores.

Português Premiado Por Descobertas Sobre O Papel Do Sistema Nervoso E Imunitário Na Protecção Contra Infecções

Fonte: In "sapo.pt"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.