Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


“Pílula Da Sida” Vai Ser Dada A Adolescentes De Risco Em Breve

  • Português

A Agência Europeia do Medicamento aprovou uma medida que consiste em alargar a profilaxia do VIH/Sida a jovens entre os 16 e os 18 anos. No entanto, em Portugal, esta medida ainda não foi regulamentada, uma vez que não existe a autorização da Direcção Geral de Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed).

A profilaxia pré-exposição (PrEP) evita o contágio do vírus da Sida e actualmente está a ser administrada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) apenas a indivíduos com comportamentos de risco na idade adulta.

O Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, foi o primeiro a ter consultas para administrar a PrEP a adolescentes, mas não houve continuação a partir do momento em que o hospital tomou conhecimento que a norma, em Portugal, só estava prevista para adultos, apesar da sua aprovação europeia.

A médica Maria João Rocha, responsável pela unidade de infecciologia pediátrica deste hospital alerta para o facto de “a vida sexual não existe só depois dos 18 anos” e trata-se de “uma população onde este risco [de contágio do VIH/Sida] é real pois muitas vezes têm mais parceiros”.

“Pílula Da Sida” Vai Ser Dada A Adolescentes De Risco Em Breve

Fonte: In "sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: adolescentes, pílula sida, sida

Leave a Reply

Your email address will not be published.