Pessoas Altas Têm Mais Risco De Cancro E A Culpa É Das Células

De acordo com um estudo publicado na revista “Proccedings of Royal Society B”, as pessoas mais altas têm maior risco de desenvolver diversos tipos de cancro, devido ao facto de possuírem mais células e por conseguinte maior probabilidade de um maior número dessas células se tornar cancerígena.

Vários investigadores americanos analisaram a estatura da população em três continentes e descobriram que o risco de cancro é 10% maior a cada 10 cm de altura.

Alguns mamíferos, como elefantes e girafas, cujos corpos têm mais células que os outros animais, desenvolveram defesas adicionais contra o cancro. No entanto, não existem evidências que isso aconteça nos humanos.

Especificamente, as pessoas mais altas têm maior risco de desenvolver melanoma simplesmente porque possuem mais pele e, por isso, maior proporção de células. Contudo, o risco de cancro do estômago ou colo do útero não se encontra relacionado com a altura.

No entanto, os investigadores sublinham que os indivíduos de estatura alta não se devem preocupar, uma vez que a altura não constitui o único ou principal factor para o aparecimento de cancro. “Não acho que medidas extremas sejam necessárias em geral: o efeito é estatístico e relativamente pequeno para a maioria das pessoas”, concluem.

Pessoas Altas Têm Mais Risco De Cancro E A Culpa É Das Células

Fonte: In "sapo.pt"

Etiquetas: cancro, células

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.