Perda de Audição em Idosos Associada a Depressão

  • Português

A perda de audição é a terceira doença crónica mais comum nos idosos. Segundo investigações recentes, quanto maior é a perda de audição mais acentuado é o risco de os idosos apresentarem sintomas de depressão.

O estudo foi conduzido por uma equipa do Centro Médico da Universidade de Columbia, Estados Unidos, em que foram analisados os dados clínicos de 5.239 pessoas com idade superior a 50 anos. Os participantes foram submetidos a um teste audiométrico para avaliar a audição e também a um rastreio de sintomas de depressão.

Constatou-se então que os indivíduos com perda de audição ligeira tinham quase o dobro da propensão para apresentar depressão, quando comparados com os participantes com audição normal. Quando a perda de audição era severa, a possibilidade de apresentarem sintomas de depressão era quatro vezes superior.

O estudo não estabelece uma causa e efeito, uma vez que se fez uma associação num momento isolado. No entanto, “é compreensível que as pessoas com problemas de audição sejam propensas para a depressão pois têm mais problemas em comunicar, ficando mais isoladas socialmente e o isolamento social pode provocar depressão”, explicou Justin Golub, investigador líder do estudo.

Perda de Audição em Idosos Associada a Depressão

Fonte: In "alert-online.com"

Etiquetas: audição, depressão

Leave a Reply

Your email address will not be published.