Pense bem antes de mexer no seu tablet durante a noite

Grande parte desta explicação reside nos efeitos que a luz tem no ritmo circadiano, que representa as 24 horas do ciclo biológico humano, onde se processam diversas actividades corporais, como é ato de acordar, comer, dormir ou a temperatura do nosso organismo.

homem-na-concentração-séria-enquanto-em-seu-portátil-tarde-na-noite-38095326Este ritmo é controlado e afectado pela exposição do nosso corpo à luz solar e escuridão. Contudo as invenções do mundo moderno fizeram com que o ritmo circadiano se alterasse e tivesse impactos negativos no ciclo biológico dos seres humanos.

Um desses casos é a luz eléctrica. O ato de acender um candeeiro durante a noite pode fazer com que o seu apetite dispare e sinta vontade de ir comer um snack de madrugada. Mas porquê?

Isto deve-se ao facto dos genes que controlam o ritmo circadiano também serem responsáveis por controlar outras actividades do nosso corpo, como é o caso do processamento de alimentos, a forma como o organismo reage a toxinas externas e o crescimento de tecidos e células. Ou seja, a luz eléctrica ao interferir e interromper o ritmo circadiano natural faz que haja maior risco de se desenvolverem doenças, como é o caso da diabetes, cancro, obesidade e depressão.

O mesmo se verifica com os gadgets, smartphones e computadores. O mesmo estudo revela que a luz azul que estes aparelhos emitem provocam um atraso na nossa capacidade de dormir à noite. Isto deve-se ao facto de, diariamente, recebermos essa mesma luz através da exposição solar que indica ao nosso corpo que é de dia e a altura em que deve permanecer acordado. Ou seja, ao mexermos nos tablets durante a noite o que acontece é que o nosso corpo confunde a luz artificial e interpreta que é de dia. Desta forma, acabamos por ficar mais despertos, com dificuldade em adormecer, devido à alteração do ritmo circadiano.

Em suma, a luz é vista como um fator externo que interfere com os ciclos biológicos, como é o caso do ato de ir dormir, tendo consequências no nosso bem-estar e saúde. Para o nosso ritmo circadiano funcionar plenamente o truque passa pelo seguinte: mais luz durante o dia, pouca à tarde e nenhuma na hora de ir dormir.

Pense bem antes de mexer no seu tablet durante a noite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.