Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Os Implantes Cirúrgicos e as Bactérias

Uma importante descoberta na luta contra as infecções hospitalares foi efectuada quando foi observado, por parte de um grupo de cientistas australianos, a propagação das bactérias através de biofilmes viscosos que se formam nos implantes médicos.

Fonte: atlasdasaude.pt

Fonte: atlasdasaude.pt

“Seguindo umas às outras e obedecendo as regras, elas (as bactérias) podem movimentar-se com bastante eficiência através da rede”, comentou uma microbióloga envolvida no estudo, acrescentando depois que  “provavelmente, a metade das infecções adquiridas nos hospitais se devem aos biofilmes que se formam nos implantes médicos, como os cateteres”.

Para estudar como se formam e se expandem os biofilmes em novas áreas de um organismo vivo, os pesquisadores focaram suas atenções no acompanhamento dos deslocamentos da bactéria Pseudomonas aeruginosa, comum nas infecções urinárias e respiratórias.

Os pesquisadores observaram que as células se alinhavam de forma coordenada para marcar os caminhos e como construíram estes sulcos expulsando o DNA para organizar os deslocamentos.

“As bactérias não se podem movimentar de forma individual em novos ambientes. Elas têm de o fazer colectivamente”, disse a cientista.

Os Implantes Cirúrgicos e as Bactérias

Fonte: Saúde Terra

Avalia este conteúdo
3.175/5 (3 votos)
Etiquetas: bactérias, implantes cirúrgicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.