Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


O Oposto da Anorexia Chama-se Megarexia. Conheça a Doença

Existem vários distúrbios alimentares que nem sempre são falados ou reconhecidos e que afectam uma camada populacional mais jovem.

Os mais conhecidos e mais fáceis de identificar são a obesidade e a anorexia. Mas a bulimia nervosa e mais recentemente a vigorexia ou a ortorexia são também exemplos de distúrbios alimentares.

Estes últimos conceitos referem-se à dependência do exercício físico e à obsessão pelo consumo de alimentos saudáveis, respectivamente. São resultado da tendência de se querer ser “perfeito” levando a extremos que não são saudáveis.

A megarexia é um outro tipo de distúrbio não muito conhecido e define-se como o oposto da anorexia. “Aqueles que sofrem de megarexia percepcionam-se como saudáveis quando na verdade sofrem de problemas de obesidade”, refere a First Step Recovery, um centro de reabilitação nos Estados Unidos.

Tal como na anorexia e na bulimia, existe uma distorção entre a realidade e a percepção que se tem do próprio corpo. No entanto, nos casos de anorexia e bulimia esta percepção é negativa e na megarexia as pessoas sentem-se satisfeitas e orgulhosas com o seu corpo. Esta percepção poderá advir do défice de nutrientes essenciais que causa alterações no cérebro e que leva a problemas graves de saúde.

O Oposto da Anorexia Chama-se Megarexia. Conheça a Doença

Fonte: In "jn.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: anorexia, megarexia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.