Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Novo Antidepressivo a Caminho do Mercado. É Descrito Como a “Descoberta do Século”

  • Português

Existe um novo fármaco para a depressão que está a ser descrito como a “descoberta do século”.

Este medicamento está a ser desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Johnson & Johnson e designa-se “Esketamine”, inspirado na forma como o anestésico cetamina actua no corpo humano. O fármaco existe sob a forma de spray nasal e foi concebido para o tratamento de formas graves de depressão que não respondem favoravelmente a medicamentos como a sertralina ou o oxalato de escitalopram.

A maioria dos antidepressivos que existem no mercado funciona a partir da recaptação da serotonina, substância que desempenha um papel fundamental na harmonia mental e no humor.

Presentemente, um painel de 17 especialistas da Agência de Segurança de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) votou a favor do reconhecimento dos benefícios deste novo fármaco. Posteriormente vai ser realizada uma fase de testes relacionada com a segurança do doente.

“O nosso programa de pesquisa para o spray nasal de cetamina apoia-se num perfil positivo de risco e benefício para adultos com depressão resistente ao tratamento”, afirma Husseini Manji, director global do laboratório.

Outro dos benefícios deste medicamento é a potencial rápida redução da ideação suicida, um dos efeitos secundários dos fármacos usados actualmente.

Novo Antidepressivo a Caminho do Mercado. É Descrito Como a “Descoberta do Século”

Fonte: In "sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: anestésico cetamina, antidepressivo, fármaco, ideação suicida, oxalato escitalopram, sertralina

Leave a Reply

Your email address will not be published.