Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Morcegos Podem Controlar De Forma Eficaz Pragas Potencialmente Mortais

A revista “Agriculture, Ecosystems and Environment” publicou um estudo em que foi analisado o papel de várias espécies de morcegos que se alimentam de insectos que são prejudiciais para a agricultura e que também podem espalhar doenças como a malária ou a elefantíase.

As pragas de insectos destroem massivas quantidades de arroz na ilha de Madagáscar e com o objectivo de arranjar mais campos para a cultura do arroz estão a ser destruídas as florestas desta ilha.

Na Universidade Nova de Lisboa, um grupo de investigadores comprovou que os morcegos constituem, efectivamente, um controlo natural de pragas eficiente.

Para esta experiência utilizaram-se gravadores ultrassónicos e técnicas moleculares para analisar a alimentação dos morcegos, bem como foi feita uma avaliação genética das suas fezes para se descobrir o que comiam.

“Verificámos que algumas espécies estão a tirar partido da modificação do habitat para caçarem os insectos que se aglomeram sobre os arrozais do país. Várias destas espécies são aves e morcegos insectívoros que, através da supressão de pragas agrícolas, podem fornecer um valioso serviço às populações locais”, afirma Adrià López-Baucells, co-autor do artigo.

Morcegos Podem Controlar De Forma Eficaz Pragas Potencialmente Mortais

Fonte: In "sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: morcegos, pragas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.