Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Médico Alerta: “Osteoporose É Silenciosa E A Causa Frequente De Fracturas Da Coluna Vertebral”

Um em cada dez portugueses (12% da população) é afectado pela osteoporose, doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea, levando a uma maior susceptibilidade a fracturas.

No âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, o neurocirurgião Bruno Santiago, alerta para o facto de o diagnóstico precoce desta doença ser fundamental no sentido de evitar fracturas osteoporóticas da coluna vertebral, uma questão incapacitante que tem implicações na qualidade de vida dos doentes.

A fractura vertebral manifesta-se principalmente por uma dor súbita e intensa na coluna. No entanto, a osteoporose pode causar deformidades na coluna vertebral, comprometendo assim a funcionalidade dos membros inferiores.

O especialista elucida ainda que “embora o diagnóstico seja de extrema importância, a prevenção é fundamental, através de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico”.

Relativamente ao tratamento das fracturas da coluna, no contexto da osteoporose, este passa por períodos de repouso, analgésicos e fisioterapia numa fase posterior. Se estes tratamentos não funcionarem, terá que se recorrer à cirurgia. Actualmente consiste numa intervenção pouco invasiva com rápida recuperação.

Médico Alerta: “Osteoporose É Silenciosa E A Causa Frequente De Fracturas Da Coluna Vertebral”

Fonte: In "sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: coluna vertebral, osteoporose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.