Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Maioria Da População Portuguesa Com Níveis De Vitamina D Abaixo Do Recomendado

De acordo com um estudo divulgado no Fórum D, em Coimbra, mais de 20% da população adulta portuguesa possui níveis de vitamina D abaixo do valor normal (inferior a 10 ng/ml), o que corresponde a um risco de deficiência grave. Segundo a reumatologista Cátia Duarte, “apenas 3,6% da população tem níveis considerados normais, com níveis superiores a 30 ng/ml.”
Este estudo foi realizado entre 2011 e 2013 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra conjuntamente com a Nova Medical School, em que foram estudadas amostras de 3,092 indivíduos com mais de 18 anos.

Existem alguns factores de risco que podem contribuir para uma maior carência de vitamina D, tais como o sedentarismo, obesidade e o tabagismo.
A deficiência desta vitamina na população adulta está ligada a várias comorbilidades, “nomeadamente doença cardiovascular, a diabetes e maior associação a algumas neoplasias e doenças autoimunes”, para além dos efeitos negativos a nível ósseo.

Os especialistas intervenientes no Fórum D enfatizam a importância da vitamina D desde a gestação até ao fim da vida, isto porque esta vitamina tem um papel de relevo no desenvolvimento e manutenção de diversos órgãos e funções do corpo humano.

Maioria Da População Portuguesa Com Níveis De Vitamina D Abaixo Do Recomendado

Fonte: In "sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: população portuguesa, vitamina d

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.