Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Localização Das Mutações No ADN É Importante Para Tratar Leucemia

  • Português

O Centro de Oncologia Pediátrica Princesa Máxima, na Holanda, realizou um estudo em que foi demonstrado que o número de mutações em células estaminais sanguíneas saudáveis e em células leucémicas não é distinto. O factor que é relevante é a localização das mutações do ADN.

Os investigadores conseguiram traçar a linhagem de desenvolvimento celular através dos padrões de mutação em células estaminais hematopoiéticas e progenitoras.

Foram analisadas as células estaminais sanguíneas saudáveis de sete pessoas de diferentes faixas etárias.
“As células estaminais do sangue dividem-se uma vez a cada 40 semanas; nós observámos que, durante uma divisão, ocorrem 11 mutações”, afirmaram os investigadores, acrescentando que quanto mais idade apresentava o indivíduo em estudo, mais mutações eram descobertas, uma vez que estas se acumulam ao longo dos anos. Porém, estes indivíduos eram saudáveis.

“Achamos que as pessoas com leucemia teriam mais mutações do que pessoas saudáveis, mas não é esse o caso”, afirmou a equipa.

De acordo com os autores, esta nova técnica tem muito potencial, uma vez que também podem descobrir de qual célula pode surgir um problema cancerígeno, através do estudo do padrão de mutações das células.

Localização Das Mutações No ADN É Importante Para Tratar Leucemia

Fonte: In "sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: células estaminais, células estaminais hematopoiéticas, células estaminais progenitoras, leucemia, mutações

Leave a Reply

Your email address will not be published.