Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Insónia Crónica Directamente Ligada a Problemas de Memória

  • Português

Estima-se que cerca de 10% dos indivíduos adultos são afectados por insónia crónica. Esta condição exerce um efeito negativo sobre a função cognitiva nas pessoas de 45 anos ou mais de idade, independentemente de outros problemas de saúde.

Estes resultados provêm de um estudo denominado como “Estudo Longitudinal Canadiano sobre o Envelhecimento”, que pretende seguir cerca de 50,000 canadianos, com idades compreendidas entre os 45 e 85 anos, durante pelo menos 20 anos.

Os participantes foram divididos em três grupos diferentes: um grupo de indivíduos com insónia crónica, um grupo com sintomas de insónia, mas que não se queixava de qualquer impacto funcional no seu dia-a-dia e um grupo de participantes com uma qualidade de sono normal.

Todos os envolvidos responderam a questionários e submeteram-se a exames físicos e a diversos testes neuropsicológicos para avaliar várias funções cognitivas, assim como a qualidade do seu sono.

Constatou-se então que os participantes do grupo que sofria de insónia crónica revelaram um desempenho pior nos testes, quando comparados com os outros dois grupos em estudo.

O principal tipo de memória afectado foi a memória declarativa, ou seja, a memória relativa a itens e acontecimentos.

Insónia Crónica Directamente Ligada a Problemas de Memória

Fonte: In "www.alert-online.com"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: envelhecimento, função cognitiva, funções cognitivas, insónia, insónia crónica, memória, problemas memória, sono, testes neuropsicológicos

Leave a Reply

Your email address will not be published.