Infarmed Manda Retirar Medicamento para Afecções das Vias Respiratórias

  • Português

O medicamento “Pneumorel” sob a forma de xarope e comprimidos foi retirado do mercado por indicação da Autoridade Nacional do Medicamento.

Este fármaco é utilizado no tratamento de problemas nas vias respiratórias superiores como rinofaringites, laringites, manifestações respiratórias e otorrinológicas da alergia, otites e sinusites. Também é prescrito para afecções das vias respiratórias inferiores como rinotraqueobronquites, bronquites, bronquites crónicas com ou sem insuficiência respiratória crónica.

Pode ainda ser utilizado quando existem manifestações respiratórias da gripe e possível tratamento de fundo da asma pura ou complicada.

O Infarmed esclarece que o laboratório Servier Portugal – Especialidades Farmacêuticas, Lda, decidiu retirar do mercado este medicamento devido à identificação de um potencial efeito nocivo no ritmo cardíaco associado à substância fenspirida.

Deste modo, os médicos não devem prescrever este medicamento e não deve haver a sua dispensa por parte dos farmacêuticos que devem devolver o fármaco ao laboratório distribuidor.

Relativamente aos doentes, devem interromper o tratamento e devolver as embalagens à farmácia para posterior destruição.

O Infarmed refere ainda que “em simultâneo, deverão consultar o médico para prescrição de uma alternativa terapêutica, caso necessário.”

Infarmed Manda Retirar Medicamento para Afecções das Vias Respiratórias

Fonte: In "jn.pt"

Etiquetas: infarmed, medicamento, vias respiratórias

Leave a Reply

Your email address will not be published.