Infarmed Aconselha Cuidados No Uso De Medicamentos Com Metamizol Como O Nolotil

  • Português

A Autoridade para o Medicamento Espanhola emitiu um alerta para o uso de medicamentos com metamizol, uma vez que neste país morreram 10 britânicos que utilizaram este tipo de medicamento.

Recentemente, a ficha técnica do metamizol foi actualizada pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) no sentido de alertar para o risco de efeitos adversos como a agranulocitose. Esta é uma doença aguda do sangue que se caracteriza pela grave redução de glóbulos brancos.

Neste sentido, o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento) recomenda uma atenção especial no uso deste tipo de medicamentos, como são exemplos o Nolotil, Dolocalma e Meramizol Cinfa. Estes fármacos são indicados para o tratamento da dor e febre há mais de 40 anos.

O Infarmed esclarece que “em Portugal foram notificados ao sistema de farmacologia, entre 2008 e 2018, um total de 11 casos de agranulocitose potencialmente associados à utilização de metamizol, com uma frequência de um a dois casos por ano (o que se encontra dentro da frequência expectável de uma reacção rara).”

Os doentes que estejam a usar medicamentos com metamizol não devem interromper o tratamento, mas devem ter atenção a sintomas como febre persistente, hemorragias ou palidez.

Infarmed Aconselha Cuidados No Uso De Medicamentos Com Metamizol Como O Nolotil

Fonte: In "sapo.pt"

Etiquetas: infarmed, metamizol, nolotil

Leave a Reply

Your email address will not be published.