Gripes e Constipações São a Mesma Coisa?

Anualmente, as gripes e as constipações atingem milhões de pessoas mas, apesar de alguns sintomas em comum, são duas patologias diferentes.

A gripe é causada pelo vírus influenza que se transmite facilmente pelo ar ou pelo contacto com superfícies contaminadas. Deste modo, existem medidas e comportamentos que devem ser adoptados, como por exemplo, lavar regularmente as mãos, cobrir a boca ao tossir e isolar-se durante o período de contágio.

O período de incubação varia entre três a cinco dias e os sintomas incluem cefaleias, febre, tosse, dor de garganta, dores musculares. “Uma gripe pode conduzir a complicações pulmonares [pneumonia] e cardíacas, sobretudo em grupos vulneráveis, como as pessoas com asma, doença pulmonar obstrutiva crónica, doenças cardíacas e os diabéticos”, explica Cecília Longo, médica pneumologista.

Relativamente à constipação, esta é uma doença que pode ser causada por vários tipos de vírus, dependendo do grupo etário e da época do ano. A sua transmissão faz-se através de gotículas contaminadas com o vírus que são libertadas pelo doente ao respirar, tossir ou espirrar.

A nível de sintomas, afecta o nariz e a garganta, mas normalmente não existe febre nem dores no corpo, sendo estas as principais diferenças em relação à gripe.

Gripes e Constipações São a Mesma Coisa?

Fonte: In "sapo.pt"

Etiquetas: cefaleias, constipações, dor de garganta, dores musculares, febre, gripes, influenza, tosse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.