Genes Associados à Deterioração do Cérebro Identificados

Os cientistas esperam encontrar a chave para parar o envelhecimento humano

Os cientistas esperam encontrar a chave para parar o envelhecimento humano

Um grupo de genes envolvido com a deterioração do cérebro foi identificado pelos cientistas no Instituto Babraham em Roma. O estudo publicado recentemente, encontrou um gene responsável por envelhecer prematuramente as células estaminais no cérebro. As células no cérebro estão constantemente a morrer e a ser substituídas por outras novas, produzidas através das células estaminais. Com a idade as células estaminais perdem a capacidade para produzir novas células de forma correcta.

Os cientistas identificaram cerca de 250 genes em ratos que diminuíram a sua actividade com a idade. Foi também encontrado que células envelhecidas activam e desligam genes. Em particular, o gene Dbx2 é “ligado”, e este estudo revela que este gene é responsável por “desligar” ainda outros genes.

Os cientistas activaram prematuramente o gene Dbx2 em ratos jovens e assistiram ao envelhecimento prematuro das células e ao abrandamento do crescimento de novas células estaminais. Muitos dos genes identificados neste estudo podem ser responsáveis pelo envelhecimento de ser vivos.

Os cientistas também identificaram vários interruptores genéticos que podem contribuir para o envelhecimento. O genoma contém marcas temporárias que fazem os genes se expressaram de forma distinta com a idade do organismo. Os cientistas pensam que esta seja uma peça fulcral no enorme puzzle que é o envelhecimento de organismos vivos à base de DNA.

Os cientistas esperam com estes estudos entender o envelhecimento e encontrar formas de retardar o envelhecimento ou mesmo reverter a deterioração através do controlo deste interruptores genéticos.

Genes Associados à Deterioração do Cérebro Identificados

Fonte: Science Daily

Etiquetas: cérebro, deterioração do cérebro
Um comentário sobre “Genes Associados à Deterioração do Cérebro Identificados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.