Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Fibromialgia: Uma Doença Misteriosa Que Pode Ser Agravada Pelo Frio, Stress E Sono

A Fibromialgia é uma doença crónica que se manifesta por dor generalizada nos músculos e nos ossos e também pela elevada sensibilidade a diversos estímulos que causam dor e desconforto. Esta dor pode ser de intensidade variável e migratória e pode intensificar-se com o frio, stress e perturbações do sono.

É mais frequente em mulheres em idade fértil e, em Portugal, a sua prevalência é de 2 a 4% da população adulta (aproximadamente 300 mil indivíduos).
Para além do sintoma principal, a dor músculo-esquelética, existem outros sintomas como rigidez articular, cansaço e fadiga muscular, ansiedade, depressão e défice de memória.

O diagnóstico desta doença é realizado fundamentalmente pela história clínica de dor há mais de três meses associada aos sintomas referidos anteriormente.

Não existe, de momento, uma cura para a Fibromialgia e o tratamento passa por atenuar os sintomas e dessa forma melhorar a qualidade de vida do doente. Farmalogicamente, pode-se administrar analgésicos, relaxantes musculares e antidepressivos. O tratamento não farmacológico traduz-se em educar o doente no sentido de lidar com a dor, aprendendo a regular o sono, fazendo psicoterapia e praticando exercício físico, sendo os mais indicados a hidroginástica, pilates e marcha.

Fibromialgia: Uma Doença Misteriosa Que Pode Ser Agravada Pelo Frio, Stress E Sono

Fonte: In "sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: doença misteriosa, fibromialgia, sono, stress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.