Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Fazer Exercício Físico à Noite Não Causa Problemas de Sono

Uma equipa de investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Alemanha, elaborou uma análise com base em 23 estudos de qualidade. Constataram que, contrariamente ao que pensa, praticar exercício físico à noite não provoca insónias.

Os vários estudos revelaram que após praticarem exercício físico, 21,2% dos participantes experienciaram sono profundo. Porém, a percentagem de noites em que tiveram sono profundo e que não praticaram exercício físico foi de 19,9%. Embora esta diferença seja pequena, torna-se estatisticamente significativa.

Segundo foi apurado, não há qualquer efeito negativo sobre o sono se se praticar actividade física no espaço de quatro horas antes de ir dormir. No entanto, há que ter em conta que o exercício físico deve ser moderado e não vigoroso.

De acordo com Christina Spengler, “regra geral, o treino vigoroso é definido como um treino em que a pessoa é incapaz de falar. O treino moderado é actividade física com intensidade suficiente ao ponto de a pessoa não conseguir cantar, mas poder falar.” Devido ao facto de o organismo, após um treino vigoroso, não conseguir recuperar o ritmo cardíaco de uma forma eficiente uma hora antes de ir dormir, torna-se prejudicial para a qualidade do sono.

Fazer Exercício Físico à Noite Não Causa Problemas de Sono

Fonte: In "alert-online.com"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: exercício físico, sono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.