Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Existirá Um Exagero Na Prescrição Das Estatinas?

  • Português

Recentemente foi realizado um estudo em que se concluiu que os potenciais riscos inerentes à toma de estatinas, substâncias que são usadas para reduzir os índices de colesterol no sangue, poderão ser superiores aos benefícios para muitos pacientes.

Este estudo foi conduzido por investigadores da Universidade de Zurique e tinha como finalidade avaliar o uso de estatinas como forma de prevenção de doenças cardiovasculares em indivíduos sem historial destas doenças.

A prescrição de estatinas é recomendada, pela maioria das orientações médicas, em pacientes sem história de sintomas e quando o risco previsto de terem uma doença cardiovascular num período de 10 anos é de 7,5% a 10%.

A equipa usou um modelo computacional e apurou os seguintes resultados: nos indivíduos de 70 a 75 anos de idade, os benefícios da toma de estatinas eram superiores aos danos, apenas quando o risco de desenvolverem doenças cardiovasculares era superior a 21%. Na faixa etária dos 40 aos 44 anos de idade, este número ronda os 14% para os homens e os 17% para as mulheres.

Deste modo, os investigadores mostraram alguma preocupação em relação aos limiares de risco prescritos pelas directrizes actuais.

Existirá Um Exagero Na Prescrição Das Estatinas?

Fonte: In "alert-online.com"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: estatinas

Leave a Reply

Your email address will not be published.