Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Exercício Físico Aumenta Níveis de Substância que Actua nas Células Adiposas

Uma equipa de investigadores descobriu que a prática diária de exercício físico leva à perda de peso através do aumento dos níveis de uma determinada substância que actua nas células adiposas (armazenam gordura).

Em 2014, a equipa liderada pelo português Jorge Ruas do Instituto Karolinska, Suécia, já tinha concluído que a substância em causa, o ácido quinurénico, aumenta com a prática de actividade física, evitando, de certa maneira, estados depressivos provocados pelo stress, uma vez que elimina do cérebro os efeitos tóxicos da quinurenina.

Recentemente, descobriu-se que o ácido quinurénico actua também nas células adiposas, aumenta o gasto de energia e permite a perda de peso, interferindo também com o sistema imunitário ao fortalecer as respostas anti-inflamatórias. No entanto, para que isto ocorra, os músculos têm de estar exercitados com a prática diária de exercício físico.

O investigador explica que o ácido quinurénico “força o organismo a queimar gordura adicional, ao converter a gordura branca, que é armazenada, em gordura castanha, a que se dissipa sob a forma de calor para controlar a temperatura corporal.

Deste modo, esta substância pode constituir uma boa terapêutica para a obesidade, em que há um excesso de gordura armazenada.

Exercício Físico Aumenta Níveis de Substância que Actua nas Células Adiposas

Fonte: In "observador.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: ácido quinurénico, células adiposas, exercício físico, gordura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.