Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


A Enxaqueca com Aura Estará Mesmo Associada a Maior Risco de AVC?

  • Português

Um estudo recente sugere que a enxaqueca com aura desencadeada antes dos 50 anos de idade poderá não ser a causa de um maior risco de acidente vascular cerebral (AVC) isquémico.

Os investigadores da Universidade da Carolina do Sul, EUA, analisaram os dados de 11,592 participantes (homens e mulheres idosos com historial de enxaquecas), que incluía 447 pacientes com enxaqueca com aura e 1,128 pacientes com enxaqueca sem aura.

Ao longo de 20 anos foi apurado o historial de enxaqueca, seguido pela monitorização da incidência de AVC isquémico. Neste período de tempo, registaram-se duas vezes mais AVC isquémicos nos participantes cuja enxaqueca com aura tinha surgido aos 50 anos ou mais de idade, comparativamente com os participantes com enxaqueca sem aura.

Nos participantes idosos com enxaqueca com aura, o risco absoluto de AVC foi de 8,27%, enquanto que nos idosos com enxaqueca sem aura foi de 4,25%.

Deste modo, Michelle Androulakis, líder do estudo, confirma que “os efeitos cumulativos da enxaqueca, isoladamente, não aumentam o risco de AVC num período posterior da vida. Pelo contrário, o início recente da enxaqueca aos 50 anos de idade ou após foi associado a um maior risco de AVC num período posterior da vida.”

A Enxaqueca com Aura Estará Mesmo Associada a Maior Risco de AVC?

Fonte: In "alert-online.com"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: acidente vascular cerebral, avc, enxaqueca

Leave a Reply

Your email address will not be published.