Emergência e Urgência Não São a Mesma Coisa. INEM Explica Porquê

  • Português

Existe uma diferença entre os conceitos de Urgência e Emergência Médica e esta diferença tem de ser esclarecida para que a gestão dos meios de socorro possa ser efectuada de forma rigorosa para que não haja carência em situações em que são realmente necessários.

O processo inicia-se com a recepção da chamada pelo INEM através da Central 112. De seguida, o INEM inicia os procedimentos de localização, triagem e aconselhamento da ocorrência. Com base nas respostas dadas pelo contactante é feita a triagem de uma situação urgente ou emergente, sendo enviados para o local os meios de emergência mais apropriados.

Segundo o INEM, “numa situação de urgência, a vítima pode ter necessidade de ser observada numa unidade hospitalar para receber o tratamento adequado, mas não corre risco de vida imediato. Nestes casos, a chamada é transferida para o Centro de Contacto SNS24, que pode aconselhar a deslocação do doente a uma unidade de saúde.”

“Já numa situação emergente, a vítima apresenta sinais e sintomas que indicam estar-se perante uma situação de risco de vida iminente, sendo necessária a prestação de cuidados de saúde ainda no local e durante o transporte até à unidade de saúde adequada para um tratamento eficaz.”

Emergência e Urgência Não São a Mesma Coisa. INEM Explica Porquê

Fonte: In "sapo.pt"

Etiquetas: inem, situação urgência

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.