Existe uma diferença entre os conceitos de Urgência e Emergência Médica e esta diferença tem de ser esclarecida para que a gestão dos meios de socorro possa ser efectuada de forma rigorosa para que não haja carência em situações em que são realmente necessários.
O processo inicia-se com a recepção da chamada pelo INEM através da Central 112. De seguida, o INEM inicia os procedimentos de localização, triagem e aconselhamento da ocorrência. Com base nas respostas dadas pelo contactante é feita a triagem de uma situação urgente ou emergente, sendo enviados para o local os meios de emergência mais apropriados.
Segundo o INEM, “numa situação de urgência, a vítima pode ter necessidade de ser observada numa unidade hospitalar para receber o tratamento adequado, mas não corre risco de vida imediato. Nestes casos, a chamada é transferida para o Centro de Contacto SNS24, que pode aconselhar a deslocação do doente a uma unidade de saúde.”
“Já numa situação emergente, a vítima apresenta sinais e sintomas que indicam estar-se perante uma situação de risco de vida iminente, sendo necessária a prestação de cuidados de saúde ainda no local e durante o transporte até à unidade de saúde adequada para um tratamento eficaz.”
Deixe uma resposta