Efeitos Adversos De Fármacos Sobre Os Pulmões Mais Generalizados Do Que Se Pensava

Um estudo realizado por uma equipa de investigadores do Reino Unido revelou que os fármacos comuns utilizados para o tratamento de várias doenças, podem produzir efeitos tóxicos sobre os pulmões.

Foram analisados 156 estudos que envolviam 6,200 pacientes que usavam diversos medicamentos para o cancro, artrite, doenças cardiovasculares e outras. Verificou-se que, anualmente são registados entre 4,1 e 12,4 milhões de casos de doença pulmonar induzida por fármacos, constituindo, assim, cerca de 3 a 5% de todos os casos de doença pulmonar.

Por vezes os sintomas da doença pulmonar induzida por fármacos só se manifestam após vários anos de utilização dos mesmos. Alguns dos estudos revelaram taxas de mortalidade superiores a 50% e cerca de 25% dos doentes morreram em consequência de sintomas respiratórios.

“É importante realçar que os pacientes podem continuar a tomar a sua medicação com segurança – mas é igualmente importante que os médicos os monitorizem a avaliem rigorosamente relativamente a efeitos secundários no pulmão”, recomendou Jonh Waterton, investigador da Universidade de Manchester.

Efeitos Adversos De Fármacos Sobre Os Pulmões Mais Generalizados Do Que Se Pensava

Fonte: In "org-portal.alert-online.com"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.