Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Dores Nas Costas Podem Ser Sintomas De Espondilartrose, Alerta Médico

  • Português

A espondilartrose é uma doença que resulta de um processo em que as vértebras da coluna se desgastam, afectando assim, as articulações da coluna vertebral. Normalmente é de causa genética e mais frequente a partir dos 40 anos. Certos factores como a obesidade, a ocupação profissional, doenças endócrinas e doenças metabólicas, podem agravar esta patologia.

O médico Manuel Tavares de Matos, presidente da Sociedade de Patologia da Coluna Vertebral, explica que “os principais sintomas são dores intensas, normalmente na parte inferior das costas, sensação de peso, queimadura ou formigueiro na coluna, dificuldade em realizar movimentos simples como andar ou sentar e diminuição de força nas pernas”.

O diagnóstico é realizado através de avaliação clínica, observação do paciente e com exames, tais como radiografias e ressonância magnética.

“O tratamento é variável e pode ser feito com analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia (recuperação funcional e meios físicos anti-inflamatórios). Pode ainda ser necessário o recurso a tratamentos cirúrgicos como a substituição artroplástica do disco, a fusão de vértebras adjacentes ou a infiltração com corticóides e/ou analgésicos”, esclarece o médico.

Para prevenir esta doença é necessário evitar esforços dispensáveis, manter um peso saudável e/ou praticar exercícios físicos regularmente.

Dores Nas Costas Podem Ser Sintomas De Espondilartrose, Alerta Médico

Fonte: In "sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: dores costas, espondilartrose, sintomas espondilartrose

Leave a Reply

Your email address will not be published.