Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Dois em Cada 10 Internamentos de Crianças Até 2 Anos Devem-se a Bronquiolite

  • Português

O Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) analisou os registos de internamento de crianças menores de dois anos em hospitais públicos portugueses, entre 2000 e 2015.

Foram registadas 80.491 admissões por bronquiolite aguda numa média de 5.000 internamentos anuais, sendo que a prevalência foi maior em crianças do sexo masculino (59,7%).

“A taxa de hospitalização por bronquiolite aguda cresceu 1,6% por ano nas crianças com menos de dois anos, tendo a subida sido mais acentuada nos bebés com menos de três meses, atingindo os 3,8%; resultados que evidenciam a importância desta doença na população pediátrica”, explica o médico e investigador do CINTESIS, Manuel Gonçalves-Pinho.

Os sintomas iniciais de bronquiolite são corrimento, obstrução nasal e tosse seca que agravam progressivamente. A respiração pode tornar-se ruidosa (pieira) e alguns bebés chegam mesmo a ter dificuldades respiratórias.

Alexandre Silva, também autor do trabalho, afirma que “são as regiões mais a norte que registam uma maior percentagem de casos. Isto pode estar associado a questões climatéricas, que ditam que essas regiões vivam invernos mais severos, com quedas mais abruptas de temperatura.”

Nos últimos anos, os investigadores registaram uma melhoria na forma como a bronquiolite é tratada.

Dois em Cada 10 Internamentos de Crianças Até 2 Anos Devem-se a Bronquiolite

Fonte: In "sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: bronquiolite, bronquiolite aguda, cintesis, corrimento, obstrução nasal, tosse seca

Leave a Reply

Your email address will not be published.