Doente com VIH/Sida Cura-se do Vírus pela Segunda Vez na História da Ciência

  • Português

Em Londres, um homem recebeu um transplante de medula óssea e tornou-se o segundo caso conhecido de um adulto que conseguiu curar-se do vírus da Sida.

O paciente contraiu o vírus/Sida em 2003 e, em 2012, foi diagnosticado com um linfoma de Hodgkin, um tipo de cancro do sistema linfático. O transplante foi efectuado com medula óssea proveniente de um dador resistente ao Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), resultado de uma mutação genética pouco frequente.

O paciente em questão não tomava medicamentos antirretrovirais há mais de 18 meses e foram efectuados vários testes altamente sensíveis que confirmaram a inexistência de qualquer sinal de infecção pelo vírus.

Ravindra Gupta, líder da equipa de médicos que conduziu os tratamentos, afirma que “o transplante de medula não significa necessariamente uma cura para o VIH/Sida, uma vez que este não pode ser alargado a todos os doentes infectados com a doença, uma vez que tem riscos, é doloroso e obriga a longas hospitalizações.” Além disso, a mutação do gene que torna uma pessoa resistente ao VIH/Sida não é frequente.

No entanto, o investigador sugere que se caminha para uma solução para esta doença que já matou mais de 35 milhões de pessoas.

Fonte: In "sapo.pt"

Etiquetas: ravindra gupta, sida, vih, vírus, vírus imunodeficiência humana

Leave a Reply

Your email address will not be published.