Diabetes Afecta Negativamente A Respiração Durante O Sono

Um estudo realizado por investigadores espanhóis da Catalunha relaciona, pela primeira vez, a diabetes tipo II com a função respiratória durante o sono, mostrando que esta doença afecta negativamente a respiração.

Para além de outras doenças já conhecidamente associadas à diabetes, como a retinopatia, esta investigação veio realçar a preocupação de “como respiram as pessoas com diabetes”, uma vez que estes doentes apresentam uma “arquitectura de sono alterada”, disse Albert Lecube, médico e investigador do estudo.

A diabetes confirma-se, assim, como um “factor de risco” na função respiratória e o pulmão deve considerar-se como um dos “órgãos-alvo” das complicações adjacentes à diabetes. De acordo com o médico, um diagnóstico de apneia do sono deve ser considerado mais grave num doente diabético.

Os resultados deste estudo levado a cabo pelo Grupo de Investigação em Obesidade, Diabetes e Metabolismo do Instituto de Investigação Biomédica de Lleida, são divulgados dias antes do Dia Mundial da Diabetes celebrado a 14 de Novembro.

Diabetes Afecta Negativamente A Respiração Durante O Sono

Fonte: In "sapo.pt"

Etiquetas: diabetes, respiração, sono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.