Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Desligando o Mecanismo de Envelhecimento das Células Estaminais

Pesquisadores do Instituto Salk para Estudos Biológicos descobriram uma série de eventos biológicos que indicam que certas células-tronco são culpadas pela perda de outras células-tronco por motivos relacionados com o envelhecimento. Esses resultados têm implicações para o tratamento de doenças relacionadas à idade e para a eficácia da medicina regenerativa.

As células estaminais são elementos essenciais para todos os organismos, desde as plantas até aos seres humanos. Elas podem dividir-se e renovar-se durante toda a vida, fazendo a diferenciação dos tecidos especializados necessários, durante o desenvolvimento, bem como originando as células necessárias para reparar o tecido adulto.

Então, visto que se recriam e regeneram tecidos durante toda a vida de uma pessoa, elas podem ser consideradas “imortais”. Mas isso não significa que estas não envelheçam. Elas vão perdendo gradualmente a sua capacidade de efetivamente manter os tecidos e os órgãos.

As células estaminais residem dentro de um microambiente de outras células desempenhando um papel importante na função das células estaminais. Por exemplo, depois de um tecido ser lesado, o nicho informa às células-tronco que devem formar novos tecidos.

“Os resultados sugerem, por exemplo, que colocar novas células-tronco num ambiente antigo pode não conduzir o melhor resultado na regeneração de tecidos”, diz o pesquisador sénior deste estudo, Leanne Jones, professor associado do Laboratório de Genética de Salk.

Mas, enquanto a perda de tecido e função dos órgãos durante o envelhecimento tem sido atribuída a diminuições na função de células-tronco, tem sido claro como este declínio ocorre.

O Laboratório Jones tem investigado um número de situações possíveis, tais como se a perda da função do tecido se deve a uma diminuição no número de células estaminais, à incapacidade das células estaminais para responder a sinais a partir de um pequeno grupo dessas células, ou à redução do sinal do nicho.

As células estaminais são elementos essenciais para todos os organismos

As células estaminais são elementos essenciais para todos os organismos

Para explorar o envelhecimento das células estaminais, Jones usa células encontradas nos testículos de alguns machos da Drosophila melanogaster (mosca da fruta), sendo que essas células são muito semelhantes às que podem ser encontrados nos humanos.

Os investigadores estudaram também o modo como alguns sinais vitais deste pequeno grupo de células-tronco das moscas são acabam por se perder com o passar do tempo, conduzindo a uma diminuição do número de células estaminais disponíveis para manter o tecido. Eles também mostraram que restaurar esses sinais revitaliza as células.

“O comportamento das células-tronco é semelhante entre moscas e seres humanos, sendo que os nossos resultados têm implicações importantes para os avanços no uso de células-tronco de tecidos para o tratamento do declínio relacionado com o envelhecimento do tecido ou com a regeneração após uma lesão”, diz um dos primeiros autores do papel, Hila Toledano, um antigo investigador de Salk que agora está na Universidade de Haifa, em Israel.

Os investigadores de Salk descobriram que estas células produzem um microRNA (uma molécula que desempenha um papel negativo na produção de proteínas a partir de RNA) conhecido como let-7. Este microRNA é conhecido por existir num grande número de espécies, incluindo seres humanos, e pela sua ajuda em eventos de tempo que ocorrem durante o desenvolvimento. Este aumento de let-7 leva a um efeito dominó que aciona um interruptor sobre o envelhecimento, influenciando uma proteína conhecida como Imp, cuja função é proteger a outra molécula, a UPD.

Desligando o Mecanismo de Envelhecimento das Células Estaminais

Avalia este conteúdo
2/5 (2 votos)
Etiquetas: células-tronco, envelhecimento, mecanismo de envelhecimento, medicina regenerativa
Um comentário sobre “Desligando o Mecanismo de Envelhecimento das Células Estaminais
  1. Rodrigo disse:

    Eu ja tomei um anti-envelhecimento e notei resultados, tomei Kolagen Active Plus (ligação removida). Fico à espera que esses senhores desenvolvam algo porreiro 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.