Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Depressão Atípica: o Que Escondem os Sorrisos

Uma das doenças psiquiátricas mais comuns é a depressão e constitui também um dos principais problemas de saúde no mundo. Estima-se que um em cada dez homens e uma em cada quatro mulheres possam vir a ter crises de depressão em alguma fase da vida.

Esta doença pode apresentar-se de diferentes formas e níveis de gravidade. Nas situações mais graves, os sintomas podem manifestar-se sem relação evidente com acontecimentos traumáticos da vida e podem durar vários meses. Nos estados mais ligeiros, os sintomas apresentam-se de forma menos intensa permitindo a manutenção das actividades diárias. Contudo, podem prolongar-se durante anos.

Existe um tipo de depressão, denominada por depressão atípica e popularmente designada de “depressão sorridente”. Esta é uma das formas mais difíceis de identificação da doença, uma vez que os sintomas são mascarados por demonstrações de felicidade.

O facto de a doença ser difícil de identificar leva ao tratamento tardio. A dificuldade em reconhecer emoções por parte dos indivíduos afectados leva a um maior desafio quando se trabalha com eles a nível psicológico.

Normalmente, o tratamento inclui a prescrição de medicamentos, psicoterapia e alterações no modo de vida. É também recomendado a prática de exercício e meditação.

Depressão Atípica: o Que Escondem os Sorrisos

Fonte: In "jn.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: depressão, depressão atípica, depressão sorridente, doenças psiquiátricas, medicamentos, modo vida, problemas saúde, psicoterapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.