Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


COMPASS, o Projecto que Quer Encontrar Novas Terapias para o Cancro Infantil

Na Alemanha, o Hopp Children’s Cancer Center Heidelberg (KiTZ), começou a coordenar o projecto COMPASS, uma iniciativa financiada em 1,5 milhões de euros, pela ERA PerMed, que é um consórcio que envolve as principais instituições científicas da Europa.

Este projecto tem como objectivo definir uma plataforma internacional padronizada para o ensaio de fármacos com base na análise de imagens e análise molecular que permite caracterizar e classificar diferentes tipos de tumores em crianças afectadas.

Os procedimentos moleculares podem abrir o caminho para novos fármacos direccionados, quando as terapias que existem falham no tratamento de crianças com cancro. No entanto, quando estes procedimentos, por si só, também não contribuem para o sucesso do tratamento é necessário procurar novas abordagens.

Olaf Witt, director do Programa Translacional do KiTZ, explica que “aplicamos técnicas de microscopia de alto rendimento para investigar se o tecido tumoral é responsivo a uma panóplia de medicamentos clinicamente aprovados, o que acrescenta uma valiosa dimensão ao diagnóstico. Combinando os dados funcionais de resposta a medicamentos baseados em imagens com as informações obtidas através de análises moleculares, obtemos dados mais precisos de abordagens terapêuticas promissoras em casos de cancro infantil previamente incuráveis.”

COMPASS, o Projecto que Quer Encontrar Novas Terapias para o Cancro Infantil

Fonte: In "sapo.pt"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: cancro infantil, fármacos, kitz, terapias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.