Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


O Que Comemos Poderá Influenciar a Nossa Memória

  • Português

Um novo estudo indica que a nossa alimentação poderá ter um impacto sobre o nosso cérebro e memória.

Uma equipa de investigadores da Universidade do Estado Iowa, EUA, descobriu que a presença de níveis elevados de uma hormona da saciedade, a colecistoquinina (CCK) poderá, de alguma forma, diminuir a probabilidade de se desenvolver a doença de Alzheimer.

Esta hormona encontra-se no intestino delgado, permitindo a absorção de gordura e proteína e também no cérebro, na região do hipocampo, sendo responsável pela formação de memórias.

Para esta investigação, a equipa analisou os dados relativos à CCK em 287 participantes num estudo designado como “Iniciativa de Neuroimagem da Doença de Alzheimer”. Constatou-se que os indivíduos que possuíam níveis mais elevados de CCK apresentavam uma probabilidade 65% menor de terem défice cognitivo ligeiro, que constitui o estado percursor da doença de Alzheimer.

A equipa espera que este estudo possa encorajar outras investigações sobre o aspecto nutricional da alimentação, em vez de se considerar apenas o aporte calórico.

“A regulação de quando e quanto comemos pode ter alguma associação com a qualidade da nossa memória; o que comemos e o que faz o nosso organismo com isso afectam o nosso cérebro”, concluiu a equipa.

O Que Comemos Poderá Influenciar a Nossa Memória

Fonte: In "alert-online.com"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: alzheimer, cérebro, colecistoquinina, hipocampo, intestino delgado

Leave a Reply

Your email address will not be published.