Cientistas Descobrem Nas Células Humanas ‘Arma Mortífera’ Contra Cancro

Investigadores da Universidade Northwestern dos Estados Unidos fizeram uma descoberta, cujos resultados foram publicados recentemente na revista “Nature Communications”.

Estes cientistas descobriram que nas células humanas existe uma “arma” que pode causar a morte destas quando se tornam cancerígenas. Estes resultados poderão ser muito prometedores no tratamento do cancro, uma vez que podem tornar-se numa alternativa à quimioterapia tão vastamente usada actualmente e que traz muitos efeitos indesejados.

Esta “arma” de que os investigadores falam está presente nos ácidos ribonucleicos (ARN ou RNA, em inglês), que são moléculas que intervêm na codificação genética, e também está incrustada nos microARN, que são pequenos ácidos ribonucleicos não codificantes.

“Podemos utilizar estes pequenos ARN’s directamente, introduzi-los nas células cancerígenas e accionar o interruptor para as matar”, afirmou o autor do estudo, Marcus E. Peter, sublinhando “que a quimioterapia tem vários efeitos secundários, como gerar novos cancros, uma vez que ataca e altera o genoma.”
Assim, poderão ser desenhados microARN’s artificiais “muito mais poderosos” para matar células cancerígenas do que os microARN’s “desenvolvidos pela própria natureza”, mas usando o “mecanismo que a natureza desenvolveu”.

Fonte: In "noticiasaominuto.com"

Um comentário sobre “Cientistas Descobrem Nas Células Humanas ‘Arma Mortífera’ Contra Cancro
  1. Meire Garcia Mattos disse:

    Parabéns,pelo G4-RNAs, como ja disse antes, sou formada em tecnóloga em gestão ambiental, porém tenho trabalhos na área de Segurança Alimentar e Nutricional. O que é Segurança Alimnetar e Nutricional? ” É Realizaçao do direito de todos ao acesso regular e permanente a Alimentos de qualidade em quantidade suficiente sem comprometero acesso a outras necessidades essenciais tendo como base práticas Alimentares promotoras de Saúde, que respeitem a divercidade cultural, social, econômico,e ambientalmente sustetável, conforme a lei Orgânica de Segurança Alimnetar e Nutricional, artigo 3º. 2006. como foi visto Pelo SISANSP- 2018. Sabendo que estamos falando de Prevençao a Saúde, gostaria de saber se vocês tem algum trabalho referente a poluiçao do ar, agua, e solo em pessoas que ingeriram as plantas de (hortas urbanas em lages ar poluido com muito Co2) se voces teveram ou tem algum resultado catastrofico, como “morte”? e,ou, as contaminções causaram alguns danos na saude das pessoas contaminadas? É muito importante para minha pésquisa. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.