Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Cannabis Cada Vez Mais Potente, Heroína Cada Vez Mais Barata

O relatório anual do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, “A situação do país em matéria de drogas e culturismo 2014”, revela que em 2013 o haxixe foi a substância com o maior número de apreensões (3.087), e o número de apreensões de cocaína (1.108) foi superior ao de heroína (792), mantendo a tendência de anos anteriores, seguiram-se as apreensões de cannabis herbácea (764) e de ecstasy (80).

Outras substâncias também foram confiscadas em 2013, estimulantes – como a efedrina, o metilfenidato e as metanfetaminas – e opiáceas – como a tebaína, a codeína, a morfina e o ópio.
Comparativamente ao ano anterior, houve um decréscimo no número de apreensões de várias drogas, mas no caso do haxixe e da cannabis herbácea os valores mantêm-se ao nível dos últimos cinco anos, período com as apreensões mais elevados desde 2002.
Em contrapartida, as apreensões de heroína e de cocaína têm vindo a diminuir nos últimos anos, registando-se em 2013 os valores mais baixos respectivamente desde 2002 e 2005.

drogas_post-1400004O grau de pureza das drogas apreendidas, salienta-se que a potência média da cannabis, e em particular da cannabis resina, tem vindo a aumentar nos últimos anos, atingindo em 2013 os valores médios mais elevados desde 2005.

O Flash Eurobarometer realizado em 2014 entre os jovens europeus com idades entre os 15 e 24 anos revelou que a cannabis continua a ser a droga com maior acessibilidade.
No entanto, na Europa, os Portugueses detinham menor facilidade de acesso a esta droga, mas de maior facilidade de acesso à heroína e às novas substâncias psicoativas.
A evolução de acessibilidade dos jovens portugueses entre 2011 e 2014 mostra que aumentou ligeiramente a facilidade de acesso à heroína, à cocaína e ao ecstasy.

De uma maneira geral o relatório indica que, a cocaína continua a ser a segunda droga com maior visibilidade e em 2013 constatou-se novamente uma diminuição da visibilidade da heroína, reforçando a quebra registada em 2011.

Cannabis Cada Vez Mais Potente, Heroína Cada Vez Mais Barata

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: cannabis herbácea, cannabis resina, cocaína, codeína, drogas, ecstasy, efedrina, estimulantes, heroína, metanfetaminas, metilfenidato, morfina, opiáceas, ópio, pureza das drogas, substâncias psicoativas, tebaína, toxicodependência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.