Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Bactérias Intestinais de Bebés Saudáveis Poderão Bloquear a Alergia ao Leite

  • Português

Investigadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveram estudos para determinar se o microbioma (flora bacteriana) intestinal dos bebés sem alergia ao leite poderia prevenir ou tratar alergias alimentares.

Já existia um conhecimento prévio de que os bebés alérgicos ao leite de vaca apresentavam uma composição diferente no seu microbioma intestinal, comparativamente ao microbioma dos bebés não alérgicos. Além disto, verificou-se que algumas bactérias estão associadas a um menor risco de se desenvolver alergias alimentares.

Para realizar a investigação, a equipa transplantou bactérias intestinais de oito bebés em ratinhos criados num ambiente estéril e com sensibilidade às proteínas do leite. Ou seja, na presença de leite, o sistema imunitário dos roedores criou anticorpos contra aquele alimento, levando a uma reacção alérgica bastante grave.

Por outro lado, os ratinhos que receberam bactérias intestinais de bebés não-alérgicos, não apresentaram reacções alérgicas e algumas bactérias protegiam contra o desenvolvimento de alergias alimentares, como o caso da bactéria Anaerostipes caccae.

Observou-se também que os ratinhos que receberam bactérias de bebés não-alérgicos expressavam diferentes genes dos bebés alérgicos, o que sugere que as bactérias intestinais têm um impacto sobre o sistema imunitário.

Bactérias Intestinais de Bebés Saudáveis Poderão Bloquear a Alergia ao Leite

Fonte: In "alert-online.com"

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: alergias, bactérias intestinais, bebés saudáveis, flora bacteriana, leite, leite vaca, microbioma, microbioma intestinal

Leave a Reply

Your email address will not be published.