Autorizada Comercialização da Primeira e Polémica Vacina Contra a Dengue

A primeira vacina do mundo contra a dengue, a Dengvaxia, recebeu autorização para a sua comercialização na Europa por pessoas que já foram infectadas pelo menos uma vez pelo vírus.

Esta vacina previne a dengue em pessoas dos 9 aos 45 anos que foram infectadas com o vírus anteriormente e que vivem em áreas endémicas.

A Dengvaxia poderá ser disponibilizada nas Antilhas Francesas, Polinésia Francesa e a ilha francesa da Reunião, que são territórios ultramarinos europeus atingidos por uma epidemia recentemente. Em Portugal,na Ilha da Madeira também existiram alguns casos de dengue nos últimos anos.

O médico Su-Peing Ng da empresa criadora da vacina, Sanofi Pasteur, afirma que “as pessoas que já contraíram a doença podem ser reinfectadas pelo vírus; como a segunda infecção tende a ser mais severa do que a primeira, é importante poder oferecer a essas pessoas uma vacina que possa protegê-las contra novas infecções.”

No entanto, as vendas desta vacina não têm sido muito elevadas. Isto porque, no final de 2017, dados clínicos vieram mostrar que a vacina poderia agravar os sintomas em pessoas que nunca foram infectadas com o vírus.
Nas Filipinas, a Dengvaxia foi apontada como causa de morte de dezenas de crianças.

Autorizada Comercialização da Primeira e Polémica Vacina Contra a Dengue

Fonte: In "sapo.pt"

Etiquetas: dengue, vacina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.