Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Atividade Cerebral Associada ao Envelhecimento e Longevidade

Pela primeira vez, cientistas conseguiram mostrar que a atividade cerebral tem influência na longevidade humana. Num novo estudo, conseguiram mostrar como a atividade neural é mais alta em indivíduos com longevidade menor, e mais baixa em indivíduos que vivem mais tempo.

Num estudo mais recente da Nature, investigadores da Harvard Medical School em Boston, reportaram como descobriram assinaturas genéticas distintas relacionadas com a longevidade no córtex cerebral humano.

Esta assinatura é uma expressão genética que é caracterizada pela downregulation de componentes celulares face à excitação neuronal e função sináptica. Esta excitação pode ser um movimento muscular simples ou apenas alterações de humor.

Para este estudo em particular os investigadores fizerem testes celulares, genéticos e moleculares em minhocas e ratos com genes alterados, e examinaram o tecido cerebral de pessoas com mais de 100 anos de idade quando morreram.

Estes teste revelaram que alterar a atividade neuronal pode influenciar a esperança de vida, mas também podem dar pistas no funcionamento de processos moleculares envolvidos no processo.

Atividade Cerebral Associada ao Envelhecimento e Longevidade

Fonte: Medical News Today

Avalia este conteúdo
0/5 (0 votos)
Etiquetas: atividade cerebral, córtex, envelhecimento, longevidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.