Um estudo recente demonstrou que os atletas que adoptem uma dieta à base de plantas apresentam um melhor desempenho e recuperação para além do benefício para a saúde cardíaca.
Para verificarem o efeito deste tipo de alimentação, a equipa analisou vários estudos sobre o tema. Um estudo de 2017 indicava que 44% dos ciclistas e atletas de corrida de meia-idade apresentavam placa coronária. Os investigadores explicaram que uma dieta vegetariana e baixa em gordura constitui a forma mais eficaz de reverter a situação.
Além disso, este tipo de dieta permite actuar contra a aterosclerose, dislipidémia, hipertensão, excesso de peso e diabetes.
Na dieta vegetariana os hidratos de carbono são tipicamente abundantes, o que também pode ajudar no desempenho dos atletas, uma vez que são uma fonte de energia primária na prática de exercício de resistência e aeróbico.
A equipa descobriu ainda que uma dieta baseada em plantas aumenta o fluxo sanguíneo, a oxigenação dos tecidos e diminui o stress oxidativo e a inflamação, o que contribui para um melhor desempenho e recuperação dos atletas.
“Não admira que mais e mais atletas estejam a aderir a uma dieta vegan”, disse o co-autor do estudo James Loomis, do Complexo Médico Barnard, EUA.
Deixe uma resposta